5 golpes nos quais os turistas costumam cair

5 golpes nos quais os turistas costumam cair

Seu passaporte é novo em folha e aguarda novos carimbos. Suas malas estão prontas. Você deixou uma mensagem em seu email de que estará ausente, buscou alguém para molhar as plantas e arrumou seu nécessaire.


Definitivamente você está pronto para viajar. E está ansioso por provar comidas exóticas , se aventurar em terras estrangeiras e visitar locais históricos.

Você provavelmente só não espera, no entanto, ser vítima de um golpe.
  
Anualmente, milhões de pessoas atravessam o oceano. Para um vigarista de plantão, essas são potenciais vítimas. A melhor maneira de evitar ser vítima de um crime é usar a cabeça. Esteja atento ao que acontece ao seu redor, confie na sua intuição, tome precauções apropriadas e mantenha o juízo. Viajar é para ser divertido. Sair de férias não deve ser uma experiência assustadora e nem paranoica. A ideia é viajar com inteligência e saber o que (ou quem) evitar. Então, vamos familiarizá-lo com alguns dos crimes mais comuns que acontecem ao redor do mundo.
 
1: Policiais falsos
 

Em qualquer que seja o país, supõem-se que o policial sempre estará do seu lado. No entanto, é também bastante fácil para um vigarista se passar por um policial – e usar a autoridade dele para pegar o seu dinheiro. Veja aqui como eles fazem isso.


A maioria das fraudes acontece nos destinos turísticos mais populares. Se você é um turista, é provável que não esteja familiarizado com o uniforme dos policiais locais, e desta maneira fica fácil para uma pessoa vestir qualquer coisa e se passar por um deles. Neste golpe, uma pessoa que se passa por policial se aproxima de você. Ele fala então que naquela área tem ocorrido problemas com notas falsas e pede para checar a sua carteira com o intuito de olhar as notas – tudo sob o pretexto de “protegê-lo”.

O falso policial esvaziará então a sua carteira, devolvendo-a com um sorriso e uma frase feita do tipo “tá limpo”. Quando você se der conta da falta de dinheiro ele já estará bem longe. Variações deste golpe incluem falsas autoridades em estações de trens, em barreiras e outros locais onde é comum avistarmos policiais. Outras vezes eles simplesmente pegam a sua carteira ou passaporte e saem correndo.

Na dúvida, pergunte pelo número de identificação do policial.



2: Distraí-lo para roubar a sua carteira



São muitas as variações desse golpe e não é possível listar todas! Mas aqui está a principal delas – alguém o distrai enquanto outra pessoa rouba a sua carteira. 

Batedores de carteira normalmente trabalham em equipe e estão em qualquer canto do mundo. Aqui está um golpe bastante comum na Europa: enquanto você está andando na rua e pensando na vida, uma linda mulher que discute com um vendedor chama a sua atenção. Ela bate boca com o vendedor que a acusa de roubo. Em algumas ocasiões a mulher chega até mesmo a começar a tirar as roupas para provar sua inocência! Enquanto você e quem mais estiver ali pasmo escutando tudo, o cúmplice da mulher está trabalhando no meio da multidão, roubando carteiras e outros objetos de valor.
  
Outros métodos de distração? Alguém acidentalmente derramará algo em você. Ou alguém apontará coco de pássaro nas suas costas e se oferecerá para limpá-lo. Um grupo de crianças o cercará pedindo dinheiro ou comida. Uma senhora cairá “acidentalmente” bem na sua frente. Pessoas também já relataram casos em que alguém empurra um bebê em sua direção e rouba os seus pertences enquanto você, instintivamente, tenta agarrar a criança [fonte: IMEX - em inglês].


Como evitar ser vítima desse tipo de golpe? É lamentável que muitos ladrões e golpistas se apoiem no seu senso de humanidade para roubá-lo. Em todo lugar onde houver multidão, você pode ser uma potencial vítima. Então fique esperto – não ande por aí com uma bolsa aberta e não deixe a carteira no bolso de trás de sua calça. Mantenha a sua bolsa ou mochila pendurada em torno de você. E use uma bolsa bem pequena com a principal quantia em dinheiro que você carrega por dentro das suas roupas.
 
3: Erros na hora de trocar o dinheiro - câmbio falso
 

Muitos bandidos gostam de tirar vantagem do fato de você não estar familiarizado com a moeda do país que está visitando. Um golpe comum é chamado de “contagem lenta”. Em áreas turísticas muito concorridas, alguns caixas contarão o seu dinheiro de forma muito devagar, com pausas confusas, na esperança de que você pegue apenas o que eles estão segurando e vá embora. Normalmente a quantia que eles tinham em mãos é muito menor do que a que você deveria ter recebido.


Quando você receber o dinheiro trocado (após o câmbio) cheque-o antes de deixar a loja ou casa de câmbio. Na Itália, por exemplo, a velha moeda de 500 liras se parece muito com a moeda de 2 euros. A diferença? A moeda de 500 liras já não vale mais. E ainda, tente evitar pagar qualquer coisa com uma nota muito alta. Alguns taxistas ou caixas insistirão dizendo que você deu a eles apenas uma nota quando na verdade você deu muito mais.

Ao chegar ao seu destino de viagem, você irá querer trocar o seu dinheiro pela moeda local. Você encontrará pessoas nas ruas ou no aeroporto oferecendo excelentes taxas de conversão, melhores do que as do hotel ou casas de câmbio. Mas este não é o momento de pechincar. Em muitas ocasiões esses trabalhadores do mercado negro irão te deixar com uma pilha de dinheiro falso ou colocar jornal entre as notas de dinheiro.


Como evitar cair nesse golpe? Aprenda como se parece a moeda do local para o qual estará viajando. Conte o dinheiro com muito cuidado e dentro da casa de cambio. Troque dinheiro apenas em casas de câmbio autorizadas. Pague com notas de pouco valor.

4: Taxistas inescrupolosos
 

É muito fácil para os taxistas roubarem dinheiro de turistas desavisados. Novamente é importante estar bem informado sobre a moeda local. Se você entregar a um taxista uma nota alta, ele poderá escondê-la e então pegar uma de menor valor, insistindo no fato que você não pagou toda a quantia.


Alguns ainda cobrarão mais do que o normal durante a noite e finais-de-semana. Outros também poderão dizer que o trajeto custará um determinado valor e cobrar o dobro quando chegar ao destino.

Alguns taxistas trabalham em parceria com hoteis locais, oferecendo-lhe um “pacote” logo que chegar ao aeroporto. No entanto, assim que chegar ao hotel, descobrirá que os “quartos com desconto” estão todos lotados. O hotel cobrará então uma quantia exorbitante pela sua estada e o taxista receberá uma comissão por isso.
 
Também vale a pena se dar o trabalho de conhecer o trajeto para onde está indo. Se você souber que o trajeto até o seu hotel dura 15 minutos, assegure-se de que o taxista tenha conhecimento de que você sabe disso. Não caia na conversa de rotas alternativas ou caminhos mais curtos.


Como evitar ser vítima desse golpe? Planeje sua viagem e hospedagem com antecedência. Se precisar de um taxi, chame um a partir do hotel ou do restaurante. Se tiver que pegar um táxi na rua, escolha um em que apareça a logomarca e o número de telefone. Nunca aceite carona de um carro sem identificação – você pode acabar perdendo muito mais do que apenas a carteira.

5: Bons samaritanos


Um bom samaritano é aquele que deixa de cuidar de si mesmo para ajudar outro ser humano. Quando você estiver viajando por um país estranho, é comum torcer para que um “bom samaritano” o ajude a encontrar o caminho. Infelizmente, no entanto, alguns bons samaritanos da atualidade são, na verdade, vigaristas disfarçados.


Algumas pessoas se oferecem para ajudar você a usar um caixa eletrônico. Fique atento – eles estão apenas tentando obter a sua senha. Ou, alguns ladrões conseguem modificar o caixa para que ele “engula” o seu cartão. Assegure-se de que não há nada que fure ou arranhe o seu cartão no caixa eletrônico antes de usá-lo. Isso pode ser algum tipo de mecanismo para roubar a senha do seu cartão.

Outros estarão perambulando nas estações de trem e metrô e perguntarão se você quer ajuda para comprar as passagens – eles então pegam o seu dinheiro e correm. Tenha cuidado também com pessoas que se oferecem para mostrar o seu assento nos trens. Quando você chega no seu lugar eles exigem pagamento.


Quando estiver dirigindo, um carro pode encostar no seu e o motorista gentilmente dizer que o seu pneu está furado. Enquanto uma pessoa te ajuda a trocar o pneu, o cúmplice dela rouba sua carteira e outros pertences valiosos. Muitas vezes, essa mesma pessoa que avisou que seu pneu estava furado foi quem o furou.

Na Espanha, há um golpe bem popular no qual uma senhora lhe oferece um ramo de alecrim, como sinal de amizade. Então ela irá pegar em você, “ler a sorte na sua mão” e depois exigir um bom pagamento por isso.

Como evitar cair nesse golpe? Não faça contato visual ou aceite qualquer coisa entregue a você. Compre você mesmo suas passagens e entradas. Se precisar de ajuda, peça para o concierge no hotel. Não deixe ninguém ajudá-lo em um caixa eletrônico e muito menos forneça a sua senha.
 
FONTEHow Stuff Works


Está no ar o site www.fornecedortextil.com.br Nele você poderá anunciar seus produtos de forma gratuíta. Basta criar sua conta e depois criar os anuncios. Obrigado.