Os mais velhos memes do YouTube


Remexendo o arquivo do site de vídeos mais famoso do mundo, o TechTudo redescobriu pérolas que, embora há muito esquecidas, entraram para a história da Internet devido a sua enorme capacidade de viajar pela rede e conquistar fãs em várias partes do mundo. Algumas delas foram selecionadas para você recordar a época de ouro dos memes no YouTube.


Tron Guy (Foto: Divulgação)Tron Guy (Foto: Divulgação)





Tron Guy


Criação: 2004


Primeira postagem no YouTube: 2006


Visualizações (aprox.) : 4 milhões no YouTube + milhares de referências em sites e fóruns







Jay Maynard, o Tron Guy, é um programador americano que fez fama na Internet após desenvolver uma fantasia eletroluminescente inspirada no filme de ficção científica Tron, de 1982. A história começou em 2004, após Maynard postar fotos da fantasia - que planejava vestir na feira Penguicon 2004 - em seu website. As imagens atingiram os principais sites de tecnologia e fóruns de humor, o que transformou o cinquentão em um ícone nerd. A gravação na qual Jay fala sobre sua fantasia tem aproximadamente 4 milhões de visualizações no YouTube e está espalhada em diversos fóruns e sites de compartilhamento de vídeo na web.


Back Dorm Boys


Criação: 2005


Primeira postagem no YouTube: 2006


Visualizações (aprox.) : 14 milhões







Wei Wei e Huang Yixin são os simpáticos chineses por trás do "Back Dorm Boys", uma série de vídeos de dublagem que estourou na web em 2005. A dupla fez fama por dublar vídeos de músicas pop dos Estados Unidos e China. A ideia começou despretensiosamente no dormitório do Guangzhou Arts Institute, quando a dupla de graduandos fez uma versão dublada de "As Long as You Love Me" dos Backstreet Boys, boyband que também inspirou o nome do projeto. O vídeo se espalhou rapidamente pelo campus da universidade e acabou vencendo barreiras globais e se tornando um fenômeno de 14 milhoes de visualizações no YouTube.


Star Wars Kid


Criação: 2002


Primeira postagem no YouTube: 2006


Visualizações (aprox.) : 25 milhões







Ghyslain Razaa é o canadense que estrela o viral "Star Wars Kid". Em novembro de 2002, o jovem se filmou lutando contra centenas de inimigos imaginários com seu também imaginário sabre de luz usando a câmera da escola. Tamanha foi a empolgação que Razaa acabou se esquecendo de retirar a fita cassete do equipamento. A gravação foi eventualmente descoberta por três de seus colegas de classe e o clipe foi divulgado online. Devido à alta exposição, os pais de Razaa moveram processos na justiça contra os colegas alegando danos morais ao filho. Razaa deixou a escola e foi internado em uma clínica psiquiátrica. Hoje, livre do trauma, é presidente da Patrimoine Trois-Rivières, uma empresa dedicada a conservar sua terra natal.


Dramatic Chipmunk


Criação: 2006


Primeira postagem no YouTube: 2007


Visualizações (aprox.) : 35 milhões







"Dramatic Chipmunk" é um vídeo curto feito a partir do programa de TV japonês Hello! Morning. O vídeo mostra o cão-da-pradaria, um mamífero roedor nativo da América do Norte, em um “momento dramático”. O clipe que mostrava apenas o olhar tenso do animal foi postado no YouTube em junho de 2007, acompanhado do áudio do filme "Young Frankenstein", de 1974. A brincadeira tem mais de 30 milhões de visualizações no original e centenas de paródias espalhadas pela rede.


Leave Britney Alone!


Criação: 2007


Primeira postagem no YouTube: 2007


Visualizações (aprox.) : 43 milhões







Em "Leave Britney Alone!", Chris Crocker faz um apelo à mídia e ao público para que deixem de atacar moralmente a diva pop Britney Spears. Chris desespera-se falsamente em frente à câmera ao falar sobre toda atenção negativa recebida pela cantora durante sua preparação para voltar aos palcos no MTV Music Awards, em 2007. O vídeo ganhou mais de 2 milhões de visualizações em apenas duas horas e atualmente possui mais de 43 milhões. Chris produziu uma série de vídeos caseiros mostrando e contando situações de seu dia a dia e tornou-se uma webcelebridade. A compilação desses vídeos estará em um documentário da HBO sobre sua vida, previsto para estrear em julho deste ano.


Numa Numa


Criação: 2004


Primeira postagem no YouTube: 2006


Visualizações (aprox.) : 44 milhões







"Numa Numa" é um vídeo de dublagem sincronizada protagonizado pelo jovem Gary Brolsma. Publicado em 2004 no site Newgrounds, o vídeo que mostra Gary dublando a música “Dragostea din tei” do grupo O-Zone (Conhecida aqui no Brasil como "Festa no Apê" na versão de Latino) tinha o intuito de divertir apenas os amigos de Gary. Porém, sem o seu consentimento, a gravação ganhou uma fama significante na rede, gerando paródias de todos os tipos e diversos lugares do mundo. O vídeo chegou ao YouTube em 2006 e gerou 44 milhões de visualizações ao longo de sete anos.


RickRoll


Criação: 1987


Primeira postagem no YouTube: 2007


Visualizações (aprox.) : 60 milhões







O Rickrolling é uma prática que envolve compartilhar um link supostamente relevante para alguém, mas que na verdade redireciona quem acessa para a música "Never Gonna Give You Up", do cantor Rick Astley. A brincadeira começou no site 4chan. O endereço do link é geralmente mascarado com um encurtador, o que disfarça sua verdadeira fonte. A música de 1987 foi um hit mundial e entrou na lista de cem melhores da Billboard. Em 2007, a música foi postada no YouTube e ganhou mais de 48 milhões de visualizações - propositais ou não.


Chocolate Rain


Criação: 2007


Primeira postagem no YouTube: 2007


Visualizações (aprox.) : 80 milhões







"Chocolate Rain" é o nome da música e do vídeo produzidos pelo jovem Tay Zonday, em abril de 2007. A letra estranha despertou curiosidade por versos como “chocolate rain, some stay dry while others feel the pain” (“chuva de chocolate, alguns ficam secos enquanto outros sentem a dor”). O vídeo foi reproduzido e remixado em várias instâncias e o próprio Tay foi parodiado em um episódio de South Park. Devido às discussões a respeito da letra, Tay veio a público explicar que a canção tratava sobre racismo.


Sneezing Panda


Criação: 2004


Primeira postagem no YouTube: 2007


Visualizações (aprox.) : 140 milhões







O fofinho "The Sneezing Baby Panda" é um viral que fala por si. Mamãe panda mastiga seu pedaço de bambu quando, de repente, o bebê panda espirra. A gravação foi feita pela produtora australiana Wild Candy, especialista em programas sobre a vida animal. Usando a fórmula do fofo e despretensioso, o vídeo fez sucesso e o original tem mais 140 milhões de visualizações no YouTube.


Dancing Baby / Oogachaka Baby


Criação: 1996


Primeira postagem no YouTube: 2006


Visualizações: 1, 5 milhão




"Dancing Baby" é um viral popularizado nas famigeradas “correntes” via e-mail em 1996. Como o nome sugere, o vídeo é uma animação simples em 3D de um bebê dançando. Pela sua rápida disseminação na rede, é frequentemente citado como exemplo do fenômeno da mídia. Seu surgimento é muito anterior à criação do YouTube, o que torna impossível calcular seu real alcance na rede. O modelo renderizado original foi desenvolvido por Michael Girard e Robert Lurye e lançado em 1996 dentro do Character Studio, um programa de animação de personagens em 3D. Ron Lussier, da LucasArts, capturou o sample e enviou para seus colegas da empresa por e-mail, o que foi o ponto de partida para a viagem do bebê pelo mundo virtual.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/rankings/noticia/2012/06/os-mais-velhos-memes-do-youtube.html